AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google,
por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Corticóides tópicos efeitos colaterais_Pomadas pra psoríase efeito colateral

Como todo o medicamento, não é pra menos que não teria um efeito colateral!

Veja os efeitos colaterais de pomadas usadas no tratamento de muitas doenças de pele, inclusive a psoríase.

Estrias

É a coisa mais comum de acontecer com pessoas que usaram por muito tempo ou inadequadamente essas pomadas, ou usaram outros corticoides como eu, eu tenho estrias.

Sim, estrias ocasionadas pelo dipropionato de betametasona (o,64 mg) + ácido salicílico (30 mg) em uso prolongado, dos meus 15 anos até os 20 anos!

Afinamento da pele


Deixa sua pele mais sensível e com isso mais fraca e vulnerável a cortes.


Fraqueza da pele

Ela pode diminuir seu problema de pele, mas faz com que sua pele fique mais fraca. Ela diminui a maneira como seu sistema imunológico reage à agentes nocivos, como bactérias, germes e fungos (micoses).

Cegueira

Caso uma pomada com corticóide seja usada na face, ela pode provocar glaucoma levando até mesmo a cegueira. Por isso a ajuda de um dermatologista é essencial, não use pomadas com corticóides no rosto sem indicação e por longos períodos.

Acne

É um efeito da baixa imunidade da pele e afinamento desta devido ao corticóide.

Rosáceas

São como acnes ou vermelhidões e por vezes ocasionadas pelo ácaro demodex, esse é um ácaro presente nos mamíferos, o ácaro demodex canis ocasiona a sarna demodécica. A rosácea é uma alergia, uma espécie de doença auto-imune que atinge o rosto.

Foto minha com uma espécie de acne ou rosácea


Parte do meu agravamento da psoríase no inverno pode ser por isso. Eu estava usando dipropionato de betametasona (o,64 mg) + ácido salicílico (30 mg) e nossa cadela estava com sarna, a sarna sarcóptica pode ter ocasionado rosáceas na minha pele, ou foi a sarna demodécica mesmo. Contudo tudo indica que fosse sarna sarcóptica, pois não era só eu que me coçava.

Segundo a Wikipédia em língua inglesa:

“A rosácea afeta principalmente caucasianos de raça nórdica da Europa Ocidental e foi apelidada de "maldição dos Celtas" por alguns na Grã-Bretanha e Irlanda, embora recentemente este tem sido questionada. A rosácea afeta ambos os sexos, mas é quase três vezes mais comum em mulheres. Começa geralmente entre 30 à 60 anos.”



Aliás os celtas eram conhecidos por serem bem claros, geralmente ruivos, que nem eu!


Por isso antes de fazer uso de qualquer medicamento leia a bula, consulte um médico e cuidado com o medicamento que você usa!