AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google,
por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Psoríase e uso da ciclosporina - relato de um paciente

 Foto da caixa do medicamento.


Se o metotrexato pode estragar teu o fígado, tenha certeza que a ciclosporina poderá estragar teus os rins! O efeito da ciclosporina é mais rápido e muito mais eficiente que o metotrexato. O enjoo que o metotrexato ocasiona não acontece com quem usa ciclosporina.

O problema desse medicamento é que ele pode causar danos sérios no organismo, sobretudo nos rins. Eu, por exemplo, já estava quase urinando sangue! Tanto é que me vi obrigado a diminuir os comprimidos de 2 por dia para 1 por dia.



Recomendação médica


Foto da cartela com as cápsulas.

Minha médica quando comecei a usar ciclosporina já havia me dito: “você usará esse medicamento por uns 3 meses no máximo e depois vai parar, pois não é um medicamento que se pode usar por muito tempo”.

Ela, também já tinha dado encaminhamento para eu começar com um imunobiológico chamado secuquinumab (conhecido pela marca Cosentyx por ter sido desenvolvido pela Novartis, famosa empresa suíça de fármacos).


O medicamento é em capsulas e não em comprimidos.


Psoríase avançada e metotrexato não fazendo mais efeito

Como a psoríase em mim é severa (ou seja, bastante violenta) e o metotrexato não estava mais surtindo efeito, recomendou o uso da ciclosporina para amenizar a minha psoríase e deu encaminhamento imediato para conseguir o imunobiológico.

A ciclosporina funcionou muito bem no primeiro mês, mas depois a coceira era de uma forma que nunca tinha sentido antes. Era como se a doença se irritasse por não conseguir fazer escamas e danificar a pele como a psoríase, assim, sempre faz.

Importante: quem usar ciclosporina não pode pegar sol, pois tem chances de ter câncer!


Converse sempre com seu médico! E ao sinal de problemas maiores: leia a bula!