AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google,
por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Inverno e psoríase: O inverno é um inferno pra quem tem psoríase



Nós psoriáticos necessitamos pegar sol regularmente e com moderação, pois o Sol tem um efeito fantástico contra a psoríase. 

Na postagem de 22 de Março de 2014 coloquei o efeito benéfico do Sol para minha pele, o uso do medicamento metotrexato de sódio 2,5 mg associado a exposição moderada e recomendada por dermatologistas.


O metotrexato funciona como uma quimioterapia e o Sol como uma radioterapia no combate à psoríase.


Só o metotrexato não tem efeito em prática em mim, portanto no inverno é um inferno literalmente. Por conta do frio do sul e da baixa radiação do Sol se torna impossível tomar banho de Sol e aliviar as lesões de psoríase.


Por fim eu sempre acabo tendo que sofrer na pele literalmente.


Desde os 15 anos quando a doença surgiu em mim e foi diagnosticada foi esse inferno: no inverno era um inferno e no verão era bom.


A melhor época pra mim é entre a primavera e o verão e as piores é entre o outono e o inverno; pois durante o outono-inverno há pouco Sol, há frio e temos que tomar banho morno ou quente, outra coisa que deixa irritada a pele de um psoriático.


Na postagem de 15 de Agosto de 2013 relato a mesma coisa.

Eu moro no Rio Grande do Sul onde o inverno é rigoroso e o que torna a exposição ao Sol com alta radiação durante o outono-inverno algo praticamente impossível.


Existem as clínicas de fototerapia, mas por eu morar em cidade pequena onde não tem fica difícil, outra é que os tratamentos de fototerapia só são indicados em casos mais severos e mais difíceis, por conta dos danos do UV (ultravioleta) artificial.

Fotos da minha pele tiradas hoje: