AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google,
por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Doenças auto-imunes e genéticas e o círculo cromático




Como símbolo da luta em favor de novos métodos de terapia para doenças auto-imunes e de origem genética, contra o preconceito que nós portadores dessas doenças sofremos e para termos um símbolo para a conscientização dessas doenças eu resolvi escolher o círculo cromático como símbolo de nossa luta.

Os LGBTs têm o arco-íris, portadores de HIV têm o laço vermelho e nós portadores de doenças genéticas e auto-imunes teremos o círculo cromático.

Entenda:

O círculo cromático representa os genes, e as células do corpo que se entrelaçam em um círculo atacando o próprio corpo. O círculo cromático representa os genes e a auto-imunidade do corpo!

Ou seja: o círculo cromático condiz perfeitamente com doenças auto-imunes e genéticas!




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Psoríase tem taxas de suicídio superiores às dos doentes com cancro!

Fonte da notícia (link para o site^)

A psoríase, que atinge mais de 250 mil portugueses e cujo dia mundial se assinala hoje, apresenta taxas de suicídio superiores às dos doentes com cancro.

“Os efeitos da psoríase e da artrite psoriática são devastadores quer ao nível físico quer psicológico”, comenta João Cunha, o presidente da PSOPortugal - Associação Portuguesa da Psoríase. O responsável baseia-se em estudos internacionais para dizer que estas doenças representam taxas de suicídio superiores às dos doentes com cancro.

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Psoríase e João Cunha lembrou o preconceito e o estigma que ainda existem em torno desta doença, que não é contagiosa.

“A aparência das lesões na pele provoca um grande impacto e por isso há muitos doentes que se sentem de tal forma incomodados com os olhares de repulsa quando estão em locais públicos que se recusam a sair de casa”.

 
Associação quer que doença seja reconhecida como incapacitante

A psoríase afecta 125 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 250 mil portugueses. A PSOPortugal luta para que a doença seja reconhecida como crónica e incapacitante e para que os medicamentos sejam comparticipados.

“Por vezes, há uma clara incapacidade para se conseguir fazer a vida normal. Houve um associado que não conseguia ir trabalhar, porque tinha os pés em chagas, mas o médico não lhe podia passar uma baixa por psoríase”, relata João Cunha.

Actualmente, a “esmagadora maioria dos doentes gasta mais de 200 euros por mês na farmácia”, refere João Cunha, baseando-se numa sondagem feita pela PSOPortugal junto dos associados.

Mas há quem não tenha capacidade financeira para se tratar. “Como a doença não mata, não se tratam. As pessoas até vão ao médico mas quando chegam à farmácia não conseguem levar os medicamentos para casa, porque têm de optar entre comer ou comprar os medicamentos”, alerta.

No passado dia 15, no primeiro dia da nova legislatura, a associação entregou na Assembleia da República uma petição com 11.517 assinaturas a pedir a comparticipação a 100 por cento de seis medicamentos.

Sem tratamento, a doença vai-se agravando. “Existem doentes que têm 90 por cento do corpo com psoríase”, indica João Cunha. Para combater o isolamento, a associação está a angariar fundos para criar uma linha telefónica “para que as pessoas possam conversar e ter apoio psicológico, refugiadas pelo anonimato do telefone”.

Psoríase está associada a depressão!

Fonte da notícia

Pessoas com psoríase têm mais probabilidade de sofrer depressão, ansiedade e pensamentos suicidas quando comparadas às sem a doença de pele, concluiu um estudo conduzido em adultos na Grã-Bretanha.

Os autores constataram que uma em cada 10 pessoas com psoríase tinha sofrido de depressão leve em algum momento da vida, mais do dobro do relatado entre pessoas sem a doença. Em casos graves, essa proporção aumentou ainda mais.

"A psoríase tem um impacto importante sobre o bem-estar dos pacientes", disse o Dr. Joel Gelfand, da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia. "Há provavelmente milhares de casos a mais de depressão e pensamentos suicidas, devido à psoríase", acrescentou.

Segundo o especialista em psoríase Jerry Bagel, que não está envolvido no estudo, os resultados não foram surpreendentes. "As pessoas com psoríase vestem roupas com mangas compridas no verão. E uma adolescente de 17 anos com psoríase em 3% de seu corpo também vai se esconder", disse Bagel, do Centro de Tratamento da Psoríase em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

A psoríase ocorre devido à hiperatividade das células do sistema imunológico, que atacam a pele saudável causando manchas vermelhas e gerando coceira e placas. Quase três quartos das pessoas dizem que a doença as afeta emocionalmente, de acordo com um estudo recente da Fundação Nacional de Psoríase.

Para o novo estudo, a equipe de Gelfand analisou um banco de dados nacional da população da Grã-Bretanha com registros médicos eletrônicos, entre 1987 e 2002. Foram analisados 146 mil pacientes com psoríase leve, 4.000 com psoríase severa e 767 mil sem psoríase. As pessoas com psoríase estavam entre as com maior risco para problemas psicológicos, especialmente as mais jovens.

"Antes, pensávamos que uma pessoa desenvolvia psoríase e, em seguida, tornava-se deprimida e começava a engordar. Mas parece que há um mecanismo subjacente que unifica todos esses sintomas", sugeriu Bagel.
As pessoas com psoríase, por exemplo, têm níveis mais elevados de substâncias químicas inflamatórias no sangue. Isso, em princípio, poderia ser uma explicação parcial de por que os afetados pela psoríase têm mais risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

* Por Frederik Joelving



sábado, 24 de agosto de 2013

EXISTE TRATAMENTO MILAGROSO PARA PSORÍASE?


Alguns falam da auto-hemoterapia e tratamento com helmintos como tratamentos eficazes e não tão invasivos e prejudiciais como tratamentos químicos.

Não existem estudos acadêmicos acerca disso e que defendam totalmente, mas alguns médicos, veterinários e a medicina oriental (principalmente na China e Tailândia) ameaçam o império dos fármacos norte-americanos e europeus.

Todos sabemos dos bilhões que a indústria farmacêutica arrecada todos os anos. Segundo naturalistas, pessoas dedicadas ao uso de medicinas alternativas, o objetivo é faturar com os doentes. Sabe-se também que os antibióticos são os remédios que mais vendem, o problema é que destroem todo o sistema imunológico deixando o que sobrou da imunidade da pessoa aos cacos. 

O que as empresas de remédios querem é apenas o dinheiro, ninguém está preocupado com a saúde de ninguém e por isso criam drogas cada vez mais milagrosas, mas que na verdade tapam um buraco e acabam criando outro, quando não abrem dois ou três. O efeito colateral é pior que o que o remédio se propõe a tratar.” Defendem os naturalistas.


Polêmica do tratamento por helmintos e auto-hemoterapia

Dois tratamentos tem deixado a comunidade cientifica divida, quando não constrangida.


Tratamento por helmintos

Um é o uso de helmintos contra doenças de natureza auto-imune. O uso de helmintos, vermes que podem ocasionar doenças sérias, contra doenças do sangue provém do oriente e lá muitos ocidentais já foram buscar vermes para tratar diversas doenças auto-imunes. 

Tem sido relatada a incrível melhora da asma e doença de Crohn com esse método. A terapia consiste em engolir larvas ou ovos desses vermes e assim essas vão parar no estômago e intestino. Lá elas começam a agir, contudo o sistema imunológico que estava atacando os tecidos, agora, começa a atacar os helmintos.

Evolucionistas propõem que os helmintos moldaram o sistema imunológico humano e que a ausência deles em algumas pessoas poderia gerar doenças auto-imunes ou eles poderiam servir para tratar doenças auto-imunes.
Em países em que a higiene é grande o número de doenças auto-imunes é maior. Chamada de hipótese da higiene, essa teoria cientifica está acabando com teorias antigas que afirmavam que a higiene é a melhor coisa para um ser humano viver forte e saudável, mas não é verdade. Cada vez mais sabe-se que a exposição a microorganismos deixam o sistema imunológico cada vez mais forte. 

É como o principio da vacina da gripe, por exemplo: na vacina existem vírus mortos e estes entram no organismo do paciente e o sistema imunológico se defende e entende o que é. Assim quando um vírus vivo de certa gripe atacar uma pessoa, o sistema imunológico saberá como se defender da ameaça, pois já experimentou a ação do vírus e de como ele é através da vacina.

O nosso sistema imunológico é muito estranho e também surreal, ele existe para nos defender da ação de microorganismos que tentam nos atacar ou se alimentar.

Agora algumas empresas farmacêuticas estão estudando os helmintos a fim de criar remédios químicos para tratar doenças auto-imunes com segurança e sem expor aos perigos do tratamento com helminto.


Mas adeptos da medicina natural discordam:

“Equipes nos Estados Unidos e Europa estudam os helmintos, vermes parasitas que os orientais usam para tratamento de alergias e doenças auto-imunes, principalmente contra a doença de Crohn e asma. O problema é que eles estão ajudando apenas a criar mais imunossupressores que nada mais são do que químicos que abaixam o sistema imunológico, prejudicam o fígado, os rins, os pulmões, também facilitam o aparecimento do câncer e uma super-bactéria pode matar um imunodepremido (pessoa que faz uso de imunossupressores) sem chance de defesa imediata. 

‘As pessoas estão sendo mortas sem saber. Eles só querem ganhar dinheiro e estão usando métodos naturais sem custo nenhum para criar remédios químicos que fazem a mesma coisa que os métodos naturais. É o mesmo que você deixar de comer uma laranja do pomar da sua casa, que não custa nada, pra tomar uma cartela de comprimidos de vitamina C que custa 20 reais na farmácia! Contudo de nada está adiantando reclamar, enquanto houver esse capitalismo norte-americano corrupto haverá porcarias no mercado. O negócio é parar de tomar porqueira se concentrar na medicina natural!” Defendem críticos dos tratamentos convencionais.


A auto-hemoterapia

Já a auto-hemoterapia é um método antigo e ganhou fama no Brasil depois de um vídeo do médico Doutor Luiz Moura, em que fala que usa esse método que consiste na retirada do sangue da veia do paciente e logo depois injetada no músculo das nádegas do próprio paciente, daí o nome auto-hemoterapia, “terapia do próprio sangue.”

Esse tratamento foi proibido pela ANVISA, sem provar a ineficácia do método e sem documentos científicos contra. Segundo defensores desse método: “estão querendo que as pessoas se tornem gado!”

O uso da auto-hemoterapia teve origem ao se observar as transfusões de sangue. O método não é muito conhecido no mundo.

Alguns dizem que esse método tem eficácia por causa do efeito placebo, contudo veterinários tem obtido sucesso tratando diversos animais com esse método.

Em teoria o sangue seria visto como um corpo estranho, o sistema imunológico então atacaria sem dó o sangue, mas por ser só sangue e este não ser contaminado (pois precisa de uma série de medidas pra fazer a auto-hemoterapia, como seringas descartáveis a cada uso, o uso de álcool 70%, algodão e cuidado na aplicação) o sistema imunológico atacaria o sangue, mas de forma menos agressiva, assim aumentaria o sistema de defesa e impediria ataque auto-imunes. A teoria da auto-hemoterapia tem lógica, pois o mesmo é visto em órgãos transplantados que são agredidos pelo sistema imunológico por serem vistos como uma ameaça pelo sistema imunológico.

Link da associação em defesa da auto-hemoterapia: http://www.hemoterapia.org/



Imunossupressores

Como dito é nome dado aos químicos que tem por objetivo baixar a imunidade do organismo, assim impedindo o sistema imunológico de se auto-mutilar, a psoríase assim diminui, assim como a imunidade fica baixa.

Na lista dos imunossupressores temos as pomadas:
> Dipropionato de Betametasona + Ácido Salicílico
> Propionato de Clobetasol

Que são as duas mais conhecidas, e são classificados como corticóides. Os corticóides são os medicamentos mais populares do tratamento da auto-imunidade, trata-se de um hormônio de mesmo nome chamado cortisona que faz parte do organismo humano, contudo tem funções especificas como regulação das gorduras, açúcares, proteínas e água no corpo humano, entre outras funções no sangue.


Problema dos corticóides

Se for usado por tempo prolongado pode gerar diversos problemas de saúde como: diabetes, obesidade, glaucoma, catarata, depressão aguda, psicose, déficit de atenção, infarto, problemas no coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC)...

O efeito mais nocivo é encontrado nos corticóides via oral. Já as pomadas a base de corticóide tem como efeitos negativos: estrias, infecções na pele, acne, afinamento da pele e até mesmo câncer de pele dependendo da idade do paciente, do tipo de pele, exposição ao sol e genética.


Imunossupressores de outro nível

Estão nesse nível: metotrexato, adalimumabe, acitretina, azatioprina, ciclofosfamida, micofenolato mofetil, ciclosporina entre outros.

O efeito negativo desses remédios são problemas nos rins, fígado, afetam a visão, causam danos ao pulmão, afetam a circulação e deixam a pele e o organismo mais sensiveis, sem falar da imunossupressão esperada.


Tratamento alternativos sem o uso de remédios

São esses:

-> Banhos de sol
-> Tratamento UV (UltraVioleta em centros especializados)
-> Banhos de mar e sol juntos
-> Banhos de lama
-> Uso de hidratantes
-> Dietas com nutricionistas (geralmente não se come carne, nem glutén; se ingere muita água, legumes, frutas e peixes, sobretudo os ricos em Ômega 3!)
-> Uso de óleos especiais, como óleo de argan.

* É o tratamento mais usado para pessoas que tem dinheiro, e que tem problemas nos rins ou figado e por isso não correspondem direito ao tratamento químicos; e por pessoas com doenças como AIDS (SIDA) e outras que preferem tratamentos naturais sem uso de produtos químicos.


Tratamentos da medicina naturalista

Esse tipo de  tratamento não é recomendado pelos médicos*
-> Auto-hemoterapia
-> Tratamento com ervas e plantas medicinais
-> Homeopatia
-> Uso de vermes helmintos

* Esse tratamento, também, tem sido apontado pelos mais audaciosos como o mais revolucionário e interessante, contudo permanece contraditório.


Conclusão

Sobre os tratamentos mais polêmicos como o uso de helmintos e auto-hemoterapia quem busca esses tratamentos são os próprios pacientes, uma vez que a medicina desaprova esse tipo de terapia. Esses tem apresentado, segundo pacientes que buscaram, uma melhora gigantesca ao ponto de curar enfermidades. 

Pessoas com pele muito clara tem encontrado dificuldade ao tomar banhos de sol e de UV, por causa das queimaduras e dos riscos de câncer de pele.
A dica que os dermatologistas dão é:

“Aprender a conviver com a psoríase, não esperar uma cura ou uma melhora enorme e se acalmar, procurar não ficar nervoso, isso pode piorar o quadro em algumas pessoas e também buscar um tratamento psicológico quando necessário!”


Contudo o paciente deve decidir o que é melhor para sua saúde quando o assunto é imunosupressores e corticóides!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Novas Fotos Minhas e o Uso de Metotrexato Injetável

Bom, eu todas as sextas-feiras vou para uma cidade vizinha, onde lá tem um hospital universitário e onde eu tomo uma pequena dose de metotrexato (somente em hospitais referência é permitido a aplicação de metotrexato injetável, pois é um medicamento muito perigoso se mal administrado e não usado de maneira correta).

O resultado não é excelente, não é uma cura, mas é satisfatório.

Outra é que outros imunossupressores mais fortes são mais caros, mais difíceis de se achar, mais prejudiciais a saúde e deixam seu sistema imunológico muito debilitado.

Como disse, pra pessoas com psoríase violenta não existe um resultado 100%.

Novas fotos:

Estou fazendo o uso de metotrexato injetável e o resultado não é tão animador, mas é satisfatório sim.






quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma pessoa com psoríase severa à grave pode ter uma vida normal?



A meu ver não, primeiro porque sua pele sempre descama, seu sistema imunológico é fraco, se você pegar qualquer doença viral pode ter um surto ultra violento de psoríase; você tem que tomar remédios imunossupressores e eles abaixam seu sistema imunológico, sem falar das reações que podem gerar ao se expor ao sol ou pela falta de cuidado na alimentação ou se ingerir drogas (álcool e cigarro são um veneno para psoriáticos).


Você pode pegar sol, mas não muito porque pode vir a desenvolver câncer de pele, e dependendo do fototipo da sua pele você pode se queimar e na queimadura surgir uma bolha ou uma lesão de psoríase.

Você deve evitar pegar umidade, frio e aragem no inverno, pois pode ficar gripado mesmo.

Deve evitar se machucar, uma vez que estando com o sistema imunológico fraco e tomando imunossupressores, pois se você se cortar profundamente o sangue demorará para coagular e se não consultar e higienizar o local da ferida pode ter uma infecção local.

O dano psicológico é pior ainda, uma vez que nós pessoas com psoríase não nos sentimos bem em ambientes em que são expostas nossas feridas, temos vergonha, somos taxados de leprosos, de aidéticos dependendo da gravidade, sem falar nas relações afetivas. Estudos comprovam o que nós já sabemos: que pessoas com doenças de pele tendem a não se relacionar conjugalmente como outras pessoas; e se você pegar uma DST ou AIDS, por exemplo, a sua vida piora em 10 mil vezes, uma vez que esses vírus, ainda mais o da AIDS tendem a agravar a psoríase de forma a atingir seriamente os tecidos internos fazendo os nervos e ossos se torcerem.

ARTRITE PSORIATICA

Não podemos nos esquecer das pessoas que sofrem de artrite psoriática, elas sofrem dores terríveis nas juntas e vírus e imunossupressores deixam seus organismos piores do que estão. Cuidado na alimentação, no inverno pra não se resfriar, para não se cortar e o uso de preservativos nas relações sexuais é fundamental.