AVISO DE COOKIES: Este blog segue a politica de privacidade do Google. Caso não concorde com a política do Google,
por favor, SAIA DO BLOG; pois assim seus dados não serão usados por cookies.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico




Por Jocelem Mastrodi Salgado 

As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. A seguir mostraremos quais são as principais funções imunológicas de cada um desses nutrientes e em quais alimentos são mais encontrados.


Vitamina A - Essa vitamina apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. Por isso, a sua deficiência no nosso organismo provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.



Vitamina C - Essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. 


Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes. Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.


Vitamina E - Essa vitamina tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante. Sua função primordial é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres que são liberados em qualquer reação química do organismo e podem causar sérios danos às estruturas das células, detonando o processo de envelhecimento e desencadeamento de algumas formas de carcinogênese. Alimentos ricos em vitamina E são o germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.


Ácido fólico - Essa vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros (brócolis, couve, espinafre).


Zinco - Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas; a deficiência grave causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.


Selenio - Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido a ação dos raios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.



Veja agora alguns dos alimentos que apresentam propriedades benéficas para seu sistema imunológico.


Iogurte e leite fermentado - Também conhecidos como pro- bióticos eles possuem microrga nismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico 

Alho - Excelente agente antibacteria- no, além de possuir substân- cias que previnem o câncer gástrico e doenças cardiovasc. 



Cogumelo Shitake - Esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo 


Acerola - Fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a la- ranja). Essa vitamina age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência 

Gengibre - Excelente alimento que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.



Últimas Considerações


A alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais e grãos, proporciona ao nosso organismo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Acredito que as pessoas que seguem uma alimentação deste tipo, adquirem defesas próprias contra as mais variadas doenças, tornando-se mais fortes que elas, e isso, com certeza, propicia tempo e qualidade de vida maiores.




Sol estimula sistema imunológico!


Veja o vídeo:


Acompanhe o artigo abaixo:

Fonte do artigo: 



Vitamina D é essencial para ativar o sistema imunológico

Sandra Szivos

A descoberta de que a vitamina D é essencial para ativar o sistema imunológico dá novas ferramentas para que os médicos lidem com as reações autoimunes e até mesmo combatam a rejeição de órgãos transplantados. [Imagem: Bartosz Kosiorek]

Vitamina essencial
Quando o corpo humano lutra contra uma infecção, as células T (timo) ajudam a nos manter saudáveis localizando e destruindo vestígios da presença dos patógenos, os agentes infecciosos externos que nos atacam.

Mas uma nova pesquisa feita na Dinamarca mostra que as células T precisam de boas doses de vitamina D no sangue a fim de entrarem em ação e executar o seu papel corretamente.

Esta descoberta, cujos detalhes foram publicados na revista científica Nature Immunology, dá novas ferramentas para que os médicos lidem com as reações autoimunes e até mesmo combatam a rejeição de órgãos transplantados.


Células T

As células T são um tipo de glóbulo branco que desempenham um papel central no sistema imunológico. A fim de encontrar, reagir e lutar contra várias infecções no corpo, as células T devem passar de um estado de células dormentes e inócuas para um estado de células ativas, capazes de matar as bactérias e os vírus.

Os cientistas da Universidade de Copenhague agora descobriram que a vitamina D é um elemento crítico para que as células T façam essa transição e cumpram seu papel.

Sem fontes suficientes da vitamina D no sangue, dizem os pesquisadores, as células permanecem latentes e são, portanto, incapazes de se "ativar" para lutar contra os patógenos externos.


Antena receptora de vitamina

"Quando uma célula T é exposta a uma patógeno invasor, ela estende um dispositivo de sinalização, uma espécie de 'antena', que se sabe ser um receptor da vitamina D, com a qual ela procura pela vitamina D," diz Carsten Geisler, um dos autores do estudo.

"Isto significa que a célula T deve dispor de vitamina D ou a ativação da célula cessará. Se as células T não conseguirem encontrar uma quantidade suficiente de vitamina D no sangue, elas não vão nem mesmo começar a se mobilizar," diz o pesquisador.

Fontes de vitamina D

A luz solar é a fonte natural de vitamina D, que é produzida quando a pele é exposta ao Sol.

Muito poucos alimentos contêm grandes quantidades de vitamina D. Entre as melhores fontes estão os peixes com alto teor de gordura, como salmão, atum e cavala, enquanto pequenas quantidades de vitamina D podem ser encontradas no queijo, leite e gema de ovo.

Embora os especialistas recomendem uma dose diária de entre 25 e 50 microgramas de vitamina D, não há estudos definitivos para determinar a quantidade ideal.




Ativação do sistema imunológico


Os cientistas foram capazes de seguir a sequência bioquímica associada à transformação de uma célula T de sua forma inativa até sua forma ativa.

Esta capacidade de acompanhar a sequência representa a possibilidade de intervir em muitos pontos desse caminho a fim de modular a resposta imunológica.


A principal conclusão foi que as células T inativas não contêm o receptor de vitamina D e uma molécula específica, chamada PLC-gamma1.

"Os cientistas sabem há muito tempo que a vitamina D é importante para a absorção de cálcio e a falta desta vitamina também tem sido ligada a doenças como câncer e esclerose múltipla, mas o que nós não sabíamos é como a vitamina D é crucial na ativação do sistema imunológico. Agora já sabemos," afirma o Dr. Geisler.


Reações autoimunes e rejeição de órgãos

Este novo conhecimento tem o potencial para ajudar a regular a resposta imunológica do organismo, que é importante não só no que diz respeito ao combate a doenças, mas também para lidar com as reações anti-imunes e com a rejeição de órgãos - após os transplantes de órgãos, as células T podem começar a atacar o órgão do doador como sendo um invasor externo.


O Dr. Geisler acrescenta que a pesquisa poderá ajudar também a combater doenças infecciosas e epidemias globais.



"[Os resultados] terão um uso especial no desenvolvimento de novas vacinas, que funcionam seja treinando nosso sistema imunológico para reagir, seja suprimindo as defesas naturais do nosso corpo em situações nas quais isto é importante no tratamento - como é o caso dos transplantes de órgãos e das doença autoimunes."

Fonte da noticia: 


Bolhas no corpo e coceira! Sarna? O que aconteceu comigo?


Para quem acompanhou minhas antigas postagens ou se quiser saber o que se passou comigo, basta acessar a barra ARQUIVO DO BLOG ao lado >

Na verdade peguei sarna sarcóptica da nossa cadela e eu já tinha psoríase, ou seja, fudeu tudo!!!!!
Mas e as bolhas?

As bolhas d’água associadas à sarna são uma reação fraca do sistema imunológico contra os ácaros que fuçam a nossa pele.

Enfim eu estava com o sistema imunológico fraco, pois comecei a tomar metotrexato por conta, pois minha pele estava piorando, mas esse remédio diminui o sistema imunológico, contudo quem toma metotrexato não pode pegar sol.

Enfim tomei um banho de sol e minha pele ficou cheia de bolhas, um horror. Consultei e com os remédios que tomei melhorei, remédios pra alergia e que nem me lembro, mesmo que lembrasse não divulgaria.

Por fim ao ir ao centro da cidade onde vivo peguei um sol forte perto do meio-dia e parei no hospital, pois saíram enormes bolhas d’água no meu corpo e eu estava em estado de febre.
Concluí agora que meu corpo ficou naquele estado por 2 fatores:

  • Exposição ao sol forte por período prolongado tomando metotrexato, deu reação do remédio, que os médicos chamam de Síndrome de Stevens-Johnson.

  • Exposição ao sol estimula o sistema imunológico, ou seja, uma parte das bolhas surgiu porque o sol estima o sistema imunológico!


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Corticóides tópicos efeitos colaterais_Pomadas pra psoríase efeito colateral

Como todo o medicamento, não é pra menos que não teria um efeito colateral!

Veja os efeitos colaterais de pomadas usadas no tratamento de muitas doenças de pele, inclusive a psoríase.

Estrias

É a coisa mais comum de acontecer com pessoas que usaram por muito tempo ou inadequadamente essas pomadas, ou usaram outros corticoides como eu, eu tenho estrias.

Sim, estrias ocasionadas pelo dipropionato de betametasona (o,64 mg) + ácido salicílico (30 mg) em uso prolongado, dos meus 15 anos até os 20 anos!

Afinamento da pele


Deixa sua pele mais sensível e com isso mais fraca e vulnerável a cortes.


Fraqueza da pele

Ela pode diminuir seu problema de pele, mas faz com que sua pele fique mais fraca. Ela diminui a maneira como seu sistema imunológico reage à agentes nocivos, como bactérias, germes e fungos (micoses).

Cegueira

Caso uma pomada com corticóide seja usada na face, ela pode provocar glaucoma levando até mesmo a cegueira. Por isso a ajuda de um dermatologista é essencial, não use pomadas com corticóides no rosto sem indicação e por longos períodos.

Acne

É um efeito da baixa imunidade da pele e afinamento desta devido ao corticóide.

Rosáceas

São como acnes ou vermelhidões e por vezes ocasionadas pelo ácaro demodex, esse é um ácaro presente nos mamíferos, o ácaro demodex canis ocasiona a sarna demodécica. A rosácea é uma alergia, uma espécie de doença auto-imune que atinge o rosto.

Foto minha com uma espécie de acne ou rosácea


Parte do meu agravamento da psoríase no inverno pode ser por isso. Eu estava usando dipropionato de betametasona (o,64 mg) + ácido salicílico (30 mg) e nossa cadela estava com sarna, a sarna sarcóptica pode ter ocasionado rosáceas na minha pele, ou foi a sarna demodécica mesmo. Contudo tudo indica que fosse sarna sarcóptica, pois não era só eu que me coçava.

Segundo a Wikipédia em língua inglesa:

“A rosácea afeta principalmente caucasianos de raça nórdica da Europa Ocidental e foi apelidada de "maldição dos Celtas" por alguns na Grã-Bretanha e Irlanda, embora recentemente este tem sido questionada. A rosácea afeta ambos os sexos, mas é quase três vezes mais comum em mulheres. Começa geralmente entre 30 à 60 anos.”



Aliás os celtas eram conhecidos por serem bem claros, geralmente ruivos, que nem eu!


Por isso antes de fazer uso de qualquer medicamento leia a bula, consulte um médico e cuidado com o medicamento que você usa!


domingo, 20 de janeiro de 2013

Sarna de cachorro pega? Sarna pega?

Pega sim, a sarna sarcóptica causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei é uma zoonose e pega sim. Já se for a sarna demodécica, que geralmente derruba todo o pêlo do cachorro, essa não pega pois o ácaro é acostumado somente à pele do cão!

Muitos médicos inclusive por falta de conhecimento em veterinária ou por desinteresse confunde as coisas e se lembra apenas da sarna demodécica como a típica "sarna."


Inclusive os médicos que me trataram não acreditaram que eu tivesse pegado sarna da nossa cadela.
 
Quem me disse isso? Fontes?


Os veterinários dizem isso. A medicina veterinária diz isso.



Veja o vídeo, no vídeo uma veterinária explica as duas sarnas e a transmissão da sarna sarcóptica para o ser humano.




Psoríase: O que aconteceu comigo depois de agosto e setembro de 2012?

Comecei a tomar metotrexato sim, sem orientação médica, mas faria de mês em mês exames de sangue e consultaria um médico do posto pra ver se haveria alguma alteração nas enzimas hepáticas.

Contudo peguei um sol forte ao sair de bicicleta ao centro de minha cidade e na volta meu corpo parecia que iria explodir de tantas bolhas d’água. Minha mãe me levou num dermatologista daqui da cidade, que me deu remédios como um corticóide, um remédio pra coceira e uma pomada. 


Mas eu estava mal, e minha mãe me levou no posto. Eu não tinha vontade de ficar em pé, muito menos viva... Chorei muito, meu corpo estava todo arruinado, como o de uma pessoa que tem um caso grave de epidermólise bolhosa.

Mas enfim, no posto o médico foi tão inútil quanto uma pedra na estrada e só me deu uma injeção pra coceira e me mandou embora e disse:
- Deve procurar seu dermatologista e falar com ele.

E minha mãe havia ligado para o médico que ficava na cidade, mas ele estava viajando e não atendeu. Sem falar que não temos condições para pagar bons dermatologistas (a merda do capitalismo é isso, pobre é podre!).

Aí pedi se ele podia me encaminhar para o Hospital Universitário de Santa Maria, aqui no Rio Grande do Sul, o hospital referência do SUS mais próximo da minha cidade, fica à duas horas de viagem. 

Aí simplesmente ele disse:

- não posso, fale com seu dermatologista ou busque um.

Ai, eu quase morrendo... Cheguei em casa chorei, pedi a Deus que me levasse, eu não queria mais sofrer, eu preferia morrer do que sofrer mais do que sofri em toda vida. Transexualidade, psoríase, preconceito, homofobia, eu só queria paz.

Mas aí dormi... E no dia seguinte meu pai que mora na cidade de Santa Maria ligou pra minha mãe e ela contou, falou comigo e disse que era pra eu pegar minhas coisas e pegar um ônibus que ele mesmo me levaria no Pronto-Atendimento do HUSM (sigla que significa: Hospital Universitário de Santa Maria). Peguei o intermunicipal às 3 da tarde.

E cheguei lá, estava um pouco melhor, mas dentro da minha calça as bolhas estouravam, eu me sentia mal, sem fome e desanimado. 


Meu pai me levou no Pronto-Atendimento do HUSM e lá fui atendido por uma médica residente e seu professor e Doutor em Medicina. E eles detectaram que foi reação do medicamento à exposição ao sol, eu já sabia disso, mas precisava ser tratado. Lá estive 15 dias, tomei corticóide que abaixou meu sistema imunológico e tirou aquelas escamas terríveis da psoríase, bem como em auxilio ao tratamento das bolhas.

Contudo descobri o que eu já sabia, que estava com sarna junto com a psoríase. Sei que foi da nossa cadela, como eu postei aqui no blog. Ela pegou sarna quando entrou no cio e algum cachorro infestado passou pra ela e ela passou sem querer pra nós.

Os médicos do HUSM diziam:

Não sarna de cachorro não pega! Podem ficar com sua cadelinha.

Me surpreendi, pois a sabedoria popular é tão sabia quanto qualquer médico com diploma estampado na parede. E depois que saí do hospital, descobri pela internet que a sarna sarcóptica pega sim, é uma zoonose.

Bom, deixarei esse artigo pra depois. No total, sofri muito no hospital, os lençóis cheios de sangue e liquido das bolhas que estouravam. Fiquei no luxo, fui muito bem tratado pelos médicos e não tenho o que reclamar, já que fiquei num quarto isolado devido ao fato (eles não me disseram isso, mas descobri pela internet isso depois) de que com o corticóide o sistema imunológico abaixaria tanto que uma simples bactéria hospitalar me mataria em segundos, bom bactérias de hospital já são medonhas, imagine. Tomei por mais de 15 dias Prednisona, corticóide popular e muito eficaz.

Meu rosto inchou, me senti um monstro, sem falar que o residente que estava no lugar do outro médico residente que era o responsável por mim não soube me explicar porque eu estava com o rosto parecendo o corcunda de Notre Dame, esse residente ficou substituindo o médico residente responsável por mim num domingo e foi o ultimo dele, pois não sei se foi a minha face que o assustou ou a minha ira e decepção com tamanha inércia.
 

Sim fiquei com o rosto assim, kkkkkkkkkkkkkk. Mais ou menos, mas me sinto assim.





Pra piorar não podia fazer a barba. Mais um motivo para querer morrerrrrrrrrrr.



Mas enfim tudo acabou bem e eu continuei o tratamento à distancia até agora no hospital sendo atendido na área de dermatologia do hospital.


Contudo comecei a fazer depois injeções subcutâneas de metotrexato de 15 ml, que ao invés de adiantar alguma coisa não surtiram efeito nenhum. Ia uma vez na semana fazer essa injeção subcutânea lá, já que somente em hospitais desse porte se pode fazer isso.


Fiquei meses fazendo essa injeção de 15 ml, se não me engano era ml, ou m alguma coisa, não entendo de medidas.



A última consulta foi em janeiro e as médicas residentes decidiram aumentar a dose para 20.



E eu não fui fazer as injeções mais. Estou usando agora minha antiga pomada de dipropionatode betametasona (o,64 mg) + ácido salicílico (30 mg). E estou aparentemente melhorando.



Fazem três semanas que passo ela e está adiantando, além disso tomo banho de sol, agora posso, não to me matando com metotrexato né kkkkkkkkkkkkk.



Tomo o sol das 2 ou 3 da tarde, às vezes de 5 à 10 minutos cada lado, dependendo da minha pele, pois minha pele é tipo 1, tenho que ter cuidado. É o UltraVioleta que ativa a vitamina D na pele e a protege da mutilação que a psoríase provoca.



O engraçado é que uma Dra ilustre da qual fui duas vezes me receitou Acitretina pra psoríase, o nome dela é Dra. Shirley Matte, uma ótima médica, considerada a melhor de Santa Maria, mas a consulta um tanto salgada, 300 reais particular. Foi ela que me indicou dipropionatode betametasona (o,64 mg) + ácido salicílico (30 mg) aos 15 anos e banhos de sol, mas com cuidado.


Logo depois tive antes de tomar metotrexato uma segunda consulta com ela, eu agora com 20 anos. A Dra. Shirley poderia ter me indicado metotrexato, mas me indicou acitretina, pois ela com os anos de experiência da qual foi professora e médica da área de dermatologia do HUSM sabia que esse medicamento (o metotrexato) para mim não teria efeito, dado ao fato de minha psoríase ter se iniciado aos 15 anos, e quanto mais cedo inicia a psoríase mais difícil de se tratar. Do mesmo modo a medicação varia. Conheci um senhor que aos seus 50 anos surgiu psoríase nele, e com o metotrexato ela começou a desaparecer, mas cada caso é um caso. 


Quanto mais velha a pessoa, mais indicado é o uso de metotrexato, ao passo que mais jovens com a doença devem usar medicamentos mais fortes e caros como Acitretina, Humira e outros medicamentos caros e imunossupressores. Quanto mais cedo a psoríase aparece pior é seu diagnostico e tratamento e exige medicamentos mais avançados.



Bom continuando, agora, é ver pra crer. Até a próximas postagens.